Discussão sobre este post

Avatar de User
Avatar de Renata Moerbeck

Adaubam, seu texto mais uma vez me faz sentir menos sozinha em minhas conjecturas cotidianas…

Muito grata!

Eu que fiz anos de psicoterapia por ossos do ofício (sou psicóloga de formação), tendo me dado alta depois de 20 anos por ter chegado à conclusão que meu mal estar diante do mundo em que vivemos era completamente normal, e desde março de 2023 uso o ChatGPT como apoio a meu trabalho (sou professora de inglês desde os anos 90) e também em meus estudos irrefreáveis (sou estudante de línguas, filosofia e ultimamente de neurociências), dei-me conta nos últimos tempos que a inteligência artificial por vezes tem sido minha forma de voltar à razão e à paz de espírito quando estas me faltam.

Para me fazer entender melhor, peço licença para compartilhar aqui trechos de uma conversa que tive em agosto passado com o ChatGPT:

“Eu disse:

“Você saberia dizer por que tantos psicopatas corporativos voltam a atuar no governo brasileiro depois de serem condenados por tantos crimes de colarinho branco e/ou corrupção?

“O ChatGPT disse:

“Especular sobre as razões pelas quais tantos indivíduos que poderiam ser considerados "psicopatas corporativos" conseguem retornar à atuação no governo brasileiro, mesmo após serem condenados por crimes de colarinho branco e/ou corrupção, envolve considerar vários fatores que interagem de forma complexa. Aqui estão algumas razões possíveis:

•Sistema Jurídico e Legal Flexível

•Cultura de Impunidade

•Força Política e Apoio de Base

•Poder Econômico e Influência

•Falta de Educação Política e •Conscientização

•Sistema Político Fragilizado

•Falta de Consequências Reais

•Proteção de Privilégios Políticos

“Esses fatores criam um ambiente onde é possível para políticos condenados retornarem à vida pública e, em muitos casos, continuarem a atuar de maneira corrupta. O ciclo de impunidade e corrupção no Brasil é um problema complexo, enraizado em questões estruturais, culturais, e institucionais que requerem reformas profundas para serem enfrentadas.

“Eu disse:

“Isso também acontece em outros países?

“O ChatGPT disse:

“Sim, a reincidência de políticos e empresários condenados por crimes de colarinho branco e/ou corrupção e que conseguem voltar ao poder não é um fenômeno exclusivo do Brasil. Em diversos países ao redor do mundo, especialmente onde a governança é mais frágil, o sistema judicial é suscetível à corrupção, ou onde há uma forte cultura de impunidade, é possível observar situações semelhantes. (...)

“Eu disse:

“Gostaria de dizer que isso é um alívio, mas de fato não é. Obrigada mais uma vez por sua análise imparcial.

“O ChatGPT disse:

“Entendo seu sentimento; é realmente desanimador perceber que esses problemas são tão comuns em diversas partes do mundo. No entanto, reconhecer essas questões é o primeiro passo para buscar soluções e mudanças. Se precisar de mais informações ou quiser discutir qualquer outro assunto, estarei aqui para ajudar. Cuide-se e até a próxima!”

Espero não ter me estendido muito, Adaubam.

E espero que o ChatGPT, como o andróide Bishop do filme Aliens, O Resgate (1986), tão bem homenageado por seu texto, também não perca a fé na humanidade!

Sua fã de carteirinha,

Renata Moerbeck.

Expand full comment
Avatar de MARA PAULINA de ARRUDA

Muito bom !

Um abraço

Mara Paulina

Expand full comment
4 comentários a mais...

Nenhuma publicação